Fiz a cobertura da torta no dia seguinte depois que cheguei do trabalho… mas demorei pra postar aqui pra tentar me recuperar da decepção… lembra que eu falei que achava que não tinha dado certo por causa do açucar cristal? Então, acho que não foi essa exatamente a causa… porque quando eu fui colocar a mistura no refratário eu vi que estava com uns gominhos… e tenho quase certeza que eles não eram pra estar ali… dá uma olhada:

Pois é… após muito pensar e refletir sobre ‘onde foi que eu errei dessa vez’, cheguei a conclusão que a culpa não era do açúcar, coitado… era minha mesmo… porque acho que não mexi tudo direito e não ‘incorporei’ os ingredientes (pra usar o termo culinário)… Não usei batedeira.. normalmente faço meus bolos à mão e nem comprei batedeira ainda, mas acho que subestimei essa mistura de manteiga, açucar e creme de leite… deveria ter batido até ficar com os braços doendo…

Bom, passei pra parte da cobertura e derreti o chocolate com o creme de leite em banho maria exatamente como mandava o figurino… essa parte deu certo… mas como era pra cobrir a torta toda e no meu refratário ela só ia ficar em cima, acabou dando uma cobertura de quase um dedo de chocolate… Tenho certeza que o público alvo não vai reclamar dessa parte.

Esperamos o tempo regulamentar pra tirar da geladeira e experimentar a coisa toda… daí sabe o que eu descobri?  Se não der certo na carreira e não aprender a cozinhar pelo menos posso tentar prever o futuro… porque a parte branca da torta de fato não endureceu… e se eu tivesse desenformado teria virado um blob sem forma… como eu fui esperta e deixei na assadeira eu pude disfarçar e deixar meu orgulho intacto (ou quase).

Essa é a parte do desastre… a parte branca ficou cheia de granulos e molenga… mas aí, meus amigos, entra a parte da revanche…. como eu vi que a torta ia ficar triste e perdida lá na geladeira e o público alvo não ia dar muita bola, resolvi fazer uma tentativa desesperada… E se eu colocasse no congelador? ela ia ficar durinha e ninguém ia notar que estava desmilinguindo… qual não foi a minha surpresa quando abrimos o congelador no outro dia e resolvemos provar… A torta estava beeeem melhor que antes… Não ficou exatamente congelado, mas ficou com uma textura de pavê, geladinho e bem gostoso…

Acho que é um crime chamar isso de Torta Alemã… mas pelo menos eu aprendi várias coisas… e me lembrei de uma entrevista que vi com o Jamie Olivier uma vez e ele dizia que as pessoas tinham uma idéia errada do que era ser um chef… e que só porque o cara era bom na cozinha não significava que ele nunca tinha estragado uma receita… ou que não tinham que tentar várias vezes pra fazer determinadas receitas darem certo, igual a nós, simples mortais… Ele dizia que as pessoas tinham que aprender com os erros e tentar de novo… porque a reação natural da maioria de nós é simplesmente deixar pra lá e assumir que não sabemos cozinhar…

Então, mais uma vez, lição registrada: Respirar, e tentar de novo outro dia.

P.S. Just for the record, da última vez que abri o congelador ela tinha ido até a metade… aparentemente o congelador salvou a torta no entender do público alvo. :)

